Aba 1

Postado em 28 de Junho às 15h35

Agricultura entrega kits de irrigação a beneficiários do programa Segunda Água na Zona Sul

Agronegócio (13)

A primeira entrega de microaçudes e kits de irrigação do programa Segunda Água na Zona Sul do Estado foi feita no município de Cerrito. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, visitou a propriedade familiar do agricultor Jorge Torres na quinta-feira (13), um dos 30 beneficiados no município - 25 estão recebendo kit de irrigação por gotejamento, e outras cinco famílias tem como objetivo desenvolver piscicultura nos açudes. São 10 municípios atendidos pelo programa na região, com 515 famílias beneficiadas, sendo que 204 já receberam a construção do açude.

O Segunda Água é fruto de convênio firmado entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social. No Rio Grande do Sul, serão beneficiadas 2,7 mil famílias, com investimentos de R$ 26,2 milhões. Até o momento, já foram aplicados mais de R$ 10 milhões. O público beneficiado são 2,7 mil famílias de agricultores familiares enquadrados como em situação de pobreza extrema, incluídos no CAD Único e perfil Bolsa Família, com a abrangência de 69 municípios gaúchos.

Na primeira fase do programa, foram beneficiadas 904 famílias, sendo 537 com microaçudes e sistema simplificado de irrigação para 1.000m² e 367 com microaçudes para piscicultura. Na segunda fase, estão contratadas empresas para a construção de mais 716 açudes sendo: 515 microaçudes na região Sul (342 destinados à irrigação e 173 à piscicultura) e 201 microaçudes destinados a irrigação no Vale do Rio Pardo. Todos os beneficiários de microaçudes destinados à irrigação recebem também o kit de irrigação por gotejamento para uma área de 1.000m² que será instalado pela Emater. As obras iniciaram no mês de novembro de 2018.

Em uma próxima fase, ainda terá a construção de mais 630 microaçudes e 450 cisternas cobertas com sistema simplificado de irrigação para 500m². O kit de irrigação por gotejamento pode ser utilizado para uma área de até 1.000m², para irrigação de hortaliças, feijão, frutíferas, entre outras culturas de interesse da família. A Emater efetua a assistência técnica, capacitação e auxilia na instalação do kit nas propriedades.

Metas principais do Segunda Água
1.080 microaçudes com sistema simplificado de irrigação para 1.000m²
540 microaçudes para piscicultura
630 microaçudes e 450 cisternas cobertas com sistema simplificado de irrigação para 500m²
Capacitação e assistência técnica e extensão rural para acompanhamento das atividades produtivas das 2,7 mil famílias.

 

Informações sobre a Zona Sul no programa

Veja também

Colheita do pinhão sustenta famílias e tradição extrativista nos Campos de Cima da Serra28/06 POR MARIA ALICE LUSSANI As araucárias compõem um retrato único nos Campos de Cima da Serra. Um dos municípios que concentram a beleza cênica dessas matas é São Francisco de Paula, que conta com a maior área de araucárias do Rio Grande do Sul. Em plena colheita do pinhão, o município deve colher 60 toneladas, uma quebra de 60% em......

Voltar para NOTÍCIAS